"> É melhor pagar pedágio do que ter prejuízo, defende deputado – CanalMT
Reprodução/Internet/ João Vieira

É melhor pagar pedágio do que ter prejuízo, defende deputado

Thalyta Amaral do GD

A concessão de 4 rodovias no município de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte) de Cuiabá começou a ser debatida e já é alvo de polêmicas. Um dos defensores da privatização é o deputado estadual Dr. João (MDB), que mora na cidade e afirma que o pagamento de pedágio tem custo muito menor dos que os causados pelos buracos e pistas com qualidade ruim.

Uma consulta pública sobre o tema está aberta até 5 de agosto para que mais pessoas possam opinar na discussão. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) serão 30 anos de concessão, com total de 233 quilômetros privatizados nas rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, além da previsão de R$ 638 milhões de investimento por parte da empresa.

“Acho que tem ter concessão mesmo. Investimento grande, mas de 233 quilômetros de estrada. Estive em uma reunião na Sinfra e me explicaram como vai ser, funcionar, no primeiro ano o que vai fazer, em quanto tempo vai renovar a estrada. É outro mundo”, defende o parlamentar.

Conforme o edital, após a assinatura do contrato, a empresa tem 12 meses para fazer os trabalhos iniciais como recuperação preliminar do asfalto, sinalização vertical e horizontal, trabalho de drenagem, entre outros, antes de começar a cobrança, que só poderá ser feita após a conclusão dessa primeira etapa.

“É melhor pagar R$ 5,90 e vir tranquilo, tendo certeza que vai chegar em casa. Vale a pena. Ter pista dupla, qualidade das rodovias. Quantas pessoas já morreram nessas estradas?”, argumenta Dr. João.

Ele enfatiza que depois que o trecho de Cuiabá a Rondonópolis (212 km ao Sul), houve uma queda nas mortes, além da agilidade para percorrer a rodovia. “Daqui a Rondonópolis era uma estrada terrível, agora tem 3 pedágios. Tive uma viagem recente que sai às 21 horas de uma reunião e cheguei às 23 horas em Cuiabá. Melhorou muito. Um dos idealizadores de ampliar essa rodovia, o ex-deputado J. Barreto inclusive morreu nessa estrada antes da concessão”.

Na exploração das rodovias na região de Tangará da Serra, serão implantadas 4 praças de pedágio com tarifa inicial de R$ 5,90. O primeiro trecho será na MT-246 – km 22,01, a segunda na MT-343 – km 5,60, a terceira também na MT-343 – km 37,60 e a quarta e será na MT-358, km 114,7.


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