O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que vai adotar a política de “toque de recolher” para conter a disseminação do coronavírus em Cuiabá. Inicialmente, a proibição de circular livremente nas ruas vai vigorar por 15 dias sempre no período das 22h30 às 5h.
“Vamos segurar a vida noturna em dezenas de bairros que contribuiram para os números que nos assustaram no último final de semana”, declarou.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, em 104 dos 125 bairros de Cuiabá o vírus já circula aumentando o potencial de contaminação. Além disso, mais de 80% dos leitos de UTI estão ocupados, dificultando a internação de novos pacientes diagnosticados com coronavírus.
O prefeito ainda anunciou que só poderão funcionar os estabelecimentos que prestem serviços essenciais. A frota de ônibus do transporte coletivo vai ser reduzida e apenas 20% circulará livremente nas ruas.
Os bares e resturantes, cuja retomada dos serviços foi feita na terça-feira (9), só poderão permanecer abertos no período das 17h30 às 21h30. O horário doalmoço segue inalterado das 11h00 às 15h00.
O prefeito ainda anunciou a prorrogação por mais 30 dias da suspensão do funcionamento das escolas e faculdades públicas e privadas. Ou seja, as instituições de ensino permanecerão fechadas até 13 de julho.
Por outro lado, os cursos de idioma com até seis pessoas e cursos de pós-graduação com até 12 pessoas estão liberados a partir de segunda-feira (15). A partir de segunda-feira, salões e barbearias funcionarão das 13h às 19h.