Com 22 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) foi reeleito pela terceira vez presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A chapa única havia sido inscrita na segunda-feira (8) às 18h. Tradicionalmente, a eleição para a Mesa Diretora é marcada pelo consenso entre os parlamentares.
Tomou posse pela primeira vez em 2017. Depois, foi reeleito para o biênio 2019/2020, também sem concorrente, e agora vai continuar em 2021 e 2022.
A deputada Janaína Riva (MDB) sugeriu que os discursos fossem adiados para a posse. Botelho disse que, diante do pedido dela, iria só citar o poema Caminho do amor, de Clarice Lispector, e também comentou sobre o período em que está no cargo.
Ele disse que os deputados precisam agir e acompanhar quem precisa de ajuda no momento de pandemia. “Entendemos que deveríamos abrir mão de muitas coisas, reduzimos a verba indenizatória, combustível, já devolvemos R$ 30 milhões para o governo”, afirmou.
A Mesa Diretora ainda será composta pelos deputados Max Russi (1º secretário), Janaina Riva (1º vice-presidente), Wilson Santos (2º vice presidente), Valdir Barranco (2º secretário), Delegado Claudinei (3º secretário) e Paulo Araújo (4º secretário).
O mandato da nova Mesa Diretora passa a contar de fevereiro de 2021 e vai até fevereiro de 2023.