O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, usou suas redes sociais na manhã desta terça-feira (7) para informar que está curado da Covid-19 e que volta ao trabalho 100% determinado para ajudar a combater o avanço da doença em Mato Grosso, que já notificou 22.078 casos confirmados e contabiliza 857 mortes. Figueiredo foi diagnosticado há cerca de duas semanas com a doença e não apresentou sintomas graves.
Gilberto Figueiredo foi o segundo integrante do alto escalão do Governo de Mato Grosso a testar positivo para a doença – o primeiro foi o professor Adriano Silva, que presidia a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), mas não resistiu e morreu no dia 3 de junho.
Figueiredo estava em isolamento em sua residência desde o dia 25 de junho quando exames confirmaram que ele estava infectado. Nesse período, foram suspensas as coletivas de imprensa virtuais realizadas para responder questionamentos de jornalistas de todo o Estado que atuam em diversos veículos de comunicação sobre o avanço da doença e as ações realizadas pelo Governo.
Ele ficou duas semanas em casa, mas continuou trabalhando. “Após 14 dias da testagem que deu positivo para o coronavírus e depois de passar por tratamento e isolamento domiciliar, comunico que venci a COVID-19. Após novo exame realizado pelo LACEN-MT, já testei negativo para a doença. Agradeço imensamente todas as mensagens de conforto e as orações pelo meu restabelecimento. Peço desculpas por não ter conseguido responder a todas mensagens e aos telefonemas recebidos”, escreveu o secretário em mensagem publicada em seu Instagram.
Conforme Figueiredo, durante o afastamento e com um pouco de desconforto, ele continuou dentro do possível – trabalhando à distância e auxiliando a equipe da SES na condução do enfrentamento da pandemia e nas demais demandas da Saúde de Mato Grosso. “Vamos à luta! Continuem se protegendo e nos ajudando neste momento desconfortável de combate ao coronavírus. Tenho fé, vamos vencê-lo. Fiquem com Deus”, publicou o secretário.