O secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, pediu exoneração nesta quarta-feira (8) e comunicou que retornará à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde ocupa uma cadeira de deputado estadual.
A ideia de Allan Kardec é participar da votação da PEC da Previdência.
“No âmbito estadual, a votação da Reforma da Previdência, por exemplo, atinge diretamente os milhares de servidores públicos e suas famílias. Enquanto estive no Governo, trabalhei firmemente pela construção de um acordo triangulando as principais forças em disputa, o Governador, a Assembleia Legislativa e o Fórum Sindical. Uma vez que a Reforma da Previdência era inevitável, por conta da aprovação em nível federal, trabalhamos para que ela não fosse mais perversa e dolorosa do que a nacional. Chegamos a alguns pontos intransponíveis nessa negociação, e que exigem a disputa pelo voto. E na disputa, sempre estarei ao lado do povo trabalhador, onde está a minha origem e minha luta”, disse ele.
Ele assumiu a Secel em 7 de fevereiro de 2019 e diz que, quando tomou posse, a pasta tinha vários projetos e emendas pendentes de pagamento, seis museus fechados, convênios de gestão e editais atrasados.
Kardec diz que conseguiu implementar 30 novos pontos de cultura pelo estado, incluindo comunidades indígenas e quilombolas, além de realizar fóruns com as categorias e atualizar todos os marcos legais do Esporte e da Cultura, com novas leis e configurações de conselhos, garantindo a participação popular ampla e democrática.
Para explicar os motivos que o levaram a tomar tal decisão, Kardec diz que quer atender seus eleitores.
“Atendo ao chamado dos 18.629 mato-grossenses que me elegeram como representante, confiaram em minha ida para o governo, e agora me convocam para representá-los no Poder Legislativo. Esse é meu compromisso com eles e tantos outros milhares de cidadãos a quem presto contas diariamente do meu trabalho”, afirmou.