O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) ampliou o horário de funcionamento de bares, restaurantes e shoppings centers da cidade, que ainda estão com medidas restritivas de funcionamento em razão da pandemia da Covid-19.
As alterações estão contidas em um novo decreto baixado na última segunda-feira (3) e passam a valer a partir desta quarta-feira (5).
Entre as mudanças, a permissão para que bares e restaurantes também funcionem aos domingos e feriados, das 11h às 16h. Antes, o funcionamento nesses dias poderia ocorrer somente por meio de delivery.
Já de segunda a sábado, a abertura que estava autorizada das 11h às 21h, passa a ser das 11h às 22h.
Distribuidoras
Quem também poderá abrir as portas aos domingos e feriados são as distribuidoras de bebidas.
O funcionamento nesses dias – que até então estava vetado – e aos sábados poderá ocorrer das 9h às 21h, sendo proibido o consumo no local.
Já o funcionamento de segunda a sexta-feira, que antes era das 12h às 21h passará a ser das 11h às 21h.
Shoppings
Outra alteração diz respeito ao funcionamento dos shoppings centers. A abertura que estava autorizada de segunda a sábado, das 11h às 21h, passa a ser das 11h às 22h.
O funcionamento aos domingos e feriados, no entanto, continua proibido.
Nesses dias, o atendimento ao público pode ocorrer somente por meio de delivery.
Toque de recolher
O novo decreto de Emanuel também posterga em uma hora o horário do toque de recolher na cidade – período em que as pessoas devem permanecer em suas casas.
A partir de amanhã, a medida passa a vigorar das 23h às 5h.
“A ação [alterações] está prevista no nosso plano estratégico de retomada gradual e segura das atividades econômicas de Cuiabá. Analisamos, junto com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, os dados colhidos durante a primeira semana de retorno, após a quarentena obrigatória, e verificamos a necessidade de ajustes. Mantemos o diálogo com todos os setores, para que as medidas sejam implantadas da maneira mais tranquila possível”, disse o prefeito.