Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou moção de repúdio ao deputado federal Nelson Barbudo (PSL) pelas declarações de que o Bispo Bom Pedro Casaldáliga desencarnou no Inferno e merecia tal sofrimento porque era comunista. A declaração foi dada em entrevista ao site O Bom da Notícia em entrevista aos jornalistas Edvaldo Ribeiro e Marisa Batalha. No momento da declaração, a jornalista Marisa Batalha alertou o parlamentar que o religioso pautou sua vida pela defesa dos mais pobres e dos direitos humanos, não deixando nenhum patrimônio de alto valor.
A proposta de moção de repúdio foi proposta pelo deputado Dr. Eugênio (PSB) que criticou duramente Barbudo. “Como representante do Araguaia, solicito apoio dos parlamentares pela total falta de respeito vinda de um deputado federal que mostrou não ter conhecimento da história do Bispo Dom Pedro Casaldaliga. O Vale do Araguaia está indignado”, disse.
O tom de revolta foi acompanhado pelo deputado estadual Allan Kardec (PDT). “Por acaso o senhor Barbudo tem a porta do Inferno? Por acaso cabe ao senhor decidir o que é o bem ou o mal? O Bispo Dom Pedro Casaldáliga dedicou a vida aos desassistidos socialmente e jamais pode ser tratado desta maneira com palavras frias, de baixo calão e desrespeitosas”, disse.
Por outro lado, o deputado Wilson Santos (PSDB) afirmou que o discurso de Barbudo está longe da realidade e que o parlamentar ainda não mostrou a que veio na Câmara dos Deputados. “Infelizmente, o deputado Nelson Barbudo ainda não mostrou resultados satisfatórios aos eleitores que acreditaram em seu potencial. Essa fala com referência ao bispo Casaldáliga em nada contribui e distorce todos os feitos do grande homem que foi e nos deixou”.
Até mesmo o deputado Elizeu Nascimento (PSL), do mesmo partido de Barbudo, aprovou a moção de repúdio e teceu duras críticas ao deputado federal. “Foi uma fala desrespeitosa e de ataque a quem sempre atuou em defesa dos mais pobres”, disse.
No momento da votação, havia 19 deputados presentes. Não houve nenhuma manifestação em defesa de Barbudo.