A Secretaria de Fazenda (Sefaz), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Escola Fazendária (Codef), encerrou nesta quarta-feira (02.10) uma capacitação sobre gestão de investimentos públicos, com foco na eficiência da utilização dos recursos públicos. O curso, que teve início no mês de agosto, foi ministrado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e capacitou 28 servidores do Executivo que atuam nas áreas planejamento e controle.
Além dos servidores da secretaria adjunta do Orçamento Estadual, da Sefaz, foram capacitados servidores das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), de Infraestrutura e Logística (Sinfra), de Saúde (SES), bem como da Governadoria, da Casa Civil e da Controladoria Geral do Estado (CGE).
O objetivo da capacitação foi ampliar o conhecimento dos servidores tanto conceitual quanto prático sobre a gestão de investimentos públicos, bem como a avaliação de viabilidade econômica e financeira de projetos, para que se possa assim, otimizar o uso dos recursos governamentais.
O secretário adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, destacou que a capacitação contribui para que projetos públicos tragam os melhores retornos sociais e econômicos.
“O curso foi fundamental para garantir que nossos servidores estejam preparados para otimizar o uso dos recursos públicos, aplicando metodologias internacionalmente reconhecidas para a avaliação de viabilidade econômico-financeira de projetos. Nossa prioridade é assegurar que o planejamento e a execução de investimentos públicos em Mato Grosso sejam eficientes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado”, destacou Ricardo Capistrano.
Durante o curso, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o Ciclo de Gestão do Investimento Público, abordado no primeiro módulo. No segundo módulo, focado na Avaliação de Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos, foram envolvidos desde os fundamentos até a quantificação e valorização dos custos e benefícios sociais.
O curso Gestão de Investimentos Públicos e Avaliação de Viabilidade Econômico e Financeira de Projetos foi ministrado pelos professores da Fipe, Ulisses Monteiro Ruiz de Gamboa e Carlos Eduardo Lacerda Veiga. As aulas tiveram início no dia 1º de agosto, de forma online, e seguiram até o dia 30 de agosto. Já nesta terça e quarta-feira, 1º e 02 de outubro, o conteúdo foi ministrado presencialmente na Escola Superior do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Todos os servidores que participaram serão certificados pela Escola Fazendária, unidade da Sefaz responsável pelas capacitações promovidas pelo Órgão.
Fonte: Janaína Arruda | Sefaz-MT