O deputado estadual Zeca Viana (PDT) apresentou um requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a denúncia em relação à existência de interceptações telefônicas clandestinas no âmbito da Policia Militar de Mato Grosso.
Os grampos vieram à tona após denúncia do promotor de Justiça e ex-secretário de Segurança, Mauro Zaque, na qual militares agiriam supostamente em nome do Núcleo de Inteligência da PM para “grampear” ligações a mando do primeiro escalão do governo Pedro Taques (PSB).
“Quero cobrar, mais uma vez dos colegas, para que se sensibilizem para a importância de abrir essa CPI. Vamos mostrar para a sociedade que essa Casa não está aqui para brincadeiras. Que essa Casa não admite esse tipo de falcatrua, abuso e assalto aos direitos do cidadão”, disse Viana, durante a sessão desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
té o momento, assinaram o requerimento da CPI apenas os deputados Allan Kardec (PT), Valdir Barranco (PT), Janaína Riva (PMDB) e Silvano Amaral (PMDB), além do próprio Zeca. São necessárias, porém, ao menos mais três assinaturas para que o requerimento para abertura da comissão seja votada em plenário.
“Quero fazer um apelo. Vamos assinar essa CPI. Vamos fazer com que essa Casa cumpra com o dever dela, de fiscalizar. Só assim nós vamos poder, com mais rapidez, ter acesso aos nomes de todas as pessoas que foram prejudicadas com esse grampo”, afirmou.
Teriam sido realizados pelo menos mil grampos envolvendo políticos, servidores, médicos e jornalistas, segundo juiz Marcos Faleiros da Silva, da 11ª Vara Criminal Especializada em Crimes Militares de Cuiabá. Até um telefone do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) teria sido grampeado.
Para Viana, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso não pode ficar omissa enquanto deputados são alvos de interceptações ilegais. Por isso a necessidade de abrir a CPI. “Se não for pela CPI, individualmente cada um de nós vai ter que procurar, perante a Justiça, se o nome da gente está ou não nessa lista. Então, quero apelar aos deputados sobre a importância dessa CPI à população”, disse.
Ainda segundo Viana, os cinco deputados da oposição estão trabalhando para pedir na Justiça o afastamento e punição de todos os envolvidos no suposto esquema ilegal de grampos. “Nós cinco estamos buscando, junto com advogados, para pedir o afastamento de todas as pessoas envolvidas nesse caso dos grampos, porque é inaceitável vivermos esse projeto de ditadura em nosso Estado. O governador extrapolou todos os limites”, atacou.