Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução
Um restaurante recém-inaugurado em Cuiabá tem chamado atenção nas redes sociais ao oferecer pratos típicos da culinária oriental, incluindo o famoso churrasco coreano, que ganhou popularidade nos últimos anos com o crescimento do interesse por séries de dramas coreanos, os doramas. De propriedade de descentes de japoneses, a cozinha traz o apelo afetivo em seu cardápio.
O proprietário, Renato Kimura, neto de japoneses e com mais de 10 anos de vivência no Japão, busca resgatar as tradições e memórias afetivas por meio da gastronomia. Além dos populares sushis e sashimis, o restaurante oferece pratos menos conhecidos no Brasil, mas que fazem parte da história de sua família.
“Aqui eu cozinho o que eu comia quando criança. Aquela memória afetiva do Japão mesmo, principalmente as receitas de uma tia que já faleceu. Tento copiá-las, mas nunca é igual”, conta Kimura.
Família, tradição e um novo conceito gastronômico
Com o apoio da esposa e dos filhos, o empresário mantém a ligação com seus ancestrais e transmite os conhecimentos culinários às novas gerações. Seu filho mais novo, por exemplo, já está familiarizado com a cozinha e ajuda no restaurante.
“Meu filho mais novo já está integrado nesse meio, ele gosta de cozinhar e tem me ajudado. Tenho ensinado para os meus filhos pratos que já ninguém serve mais fora do Japão. Para muitos, não é tão vendável, pois não é gourmetizado, mas, para nós, tem um valor sentimental”, explica.
Além da valorização da culinária, Kimura destaca que o restaurante permitiu a ele estreitar os laços com a família. “Eu tinha que trabalhar, não tinha muito tempo com eles, eles estavam sempre na escola. Nunca deixei faltar nada, mas não tinha tempo para dar muita atenção, agora estamos sempre juntos, por mais que seja um trabalho, mas nós aproveitamos para conversar e conviver mais”, destaca o patriarca.
Uma experiência gastronômica imersiva
O chefe já planeja ampliar o espaço, mas sem perder a essência do negócio. Seu objetivo é proporcionar uma experiência autêntica, fazendo com que os clientes se sintam como se estivessem no Japão.
“Quero que a pessoa entre no meu restaurante e se desligue dos outros. É como se ele entrasse no Japão, comesse um verdadeiro tonkatsu no Japão”, declara.
O restaurante Kimura Izakaya, está localizado no bairro Coophema, na rua Tremembé, número 8. Aberto de quarta a sábado a partir das 19:30.
O Brasil abriga a maior população de descendentes de japoneses fora do Japão – cerca de 2 milhões de pessoas –, e Kimura vê na gastronomia uma forma de preservar a cultura e tradição. Casado com uma cuiabana, ele acredita que seu restaurante não é apenas um negócio, mas uma missão de manter viva a identidade japonesa em terras mato-grossenses.